Deixo aqui a pergunta:

As pessoas mudam ou se revelam?

Me deparei com essa pergunta que não ouvia há um ano. É, Grazi, tu me fez reabrir o rombo cerebral da dúvida.
Dessa vez, tenho um ponto de vista no qual posso partir para aprofundamentos filosóficos.
Porém, antes de postá-lo, quero o ponto de vista DE VOCÊS.
Comentem o que pensam a respeito, antes de eu manipular suas cabeças pensantes com uma opinião que não é de vocês.
Espero ler coisas filosóficas aqui.
Não me desapontem!


EDIT: Não vou postar minha opinião antes de verificar outras cinco opiniões concretas.

Comentários

  1. Rafinha, se eu bem entendi a questao eh se, as pessoas mudam ou elas guardam coisas dentro delas que vao revelando aos poucos, mas sempre levando aquilo consigo. Se for esse o intuito da pergunta, eu acredito que as pessoas mudam. Teu sentimento hoje, pode ser diferente amanha, tua propria opiniao pode mudar. Se as pessoas se revelassem, de certa forma elas teriam todas as respostas, entao nao haveria o mundo. Porque quando todas as perguntas forem respondidas, nao ha mais sentido pras nossas vidas.

    Nao devo ter sido brilhante, mas eu tentei :)

    ResponderExcluir
  2. ah não, thequila, filosofia não. nada de coisa filosófica. não use mais essa palavra ok? ;p

    bem. a carla entendeu o sentido da minha pergunta. se as pessoas mudam ou se elas guardam coisas dentro delas que vão revelando aos poucos. eu acho que a segunda opção é a correta. a impressão que dá (para nós mesmos inclusive), é que a gente muda, mas eu acho que a gente vai, na verdade, se descobrindo, descobrindo do que a gente realmente gosta, descobrindo as coisas que nos deixam felizes, descobrindo as pessoas com quem gostamos de andar... e sabe, existem fortes experiências pessoais que me confirmam esta hipótese.
    agora, é claro que EXISTE mudança. existe a esperança de que coisas ruins possam realmente mudar e não se mascarar ou se 'descobrir'.. mas é mais raro.

    ResponderExcluir
  3. vinte mil anos depois descobri esse blog e resolvi comentar algo, porquê, na verdade, é uma boa pergunta.
    ao meu ver o que acontece são mudanças. vou falar como acontece comigo, porquê não acho muito legal certos tipos de generalização. acho que o que acontece são mudanças porquê, conforme o tempo passa, todas as coisas mudam: a moda, a música, etc. e as pessoas são muito influenciadas pelo meio em que vivem, logo, as pessoas mudam aos poucos e vão se adaptando a novas formas de vida e de comportamento.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas mudam ou se revelam? É uma ótima pergunta.

    No meu entender da pergunta, vou dar a minha resposta:
    Quase tudo neste mundo muda, mas eu acredito quenós nos revelamos a medida que nos descobrimos. Ninguém realmente muda o seu ser, as pessoas no fundo sempre são as mesmas.. mudam de aparência, de roupas, de gostos, de hábitos, de opiniões.. mas isso não as muda por completo..como disseram acima, 'e eu também já disse' --'( que droga de mania de repetir idéias, rç ), as pessoas se descobrem aos poucos, creio que elas se revelam pra elas mesmas, mas sua forma de pensar continua lá, intacta.

    Eu por exemplo, era muito tímida, estou 'concertando' isso, mas isso não me faz alguém diferente. Eu sempre fui assim, posso ter mudado de opiniões, mas não de princípios. Sempre pensei do mesmo jeito, a diferença é que guardava TUDO pra mim, ninguém me conhecia de verdade, embora pensasem que sim.. os meus pensamentos eram só meus e ninguêm podia roubá-los de mim ^^ Agora eu tenho conversado bastante com meus amigos, falando de mim, dos meus sentimentos e de certa forma eles estam me 'conhecendo' só agora, mas isso é bom. Algumas pessoas podem pensar que eu mudei, mas eu estou apenas deixando eles me verem por completo .

    Lawisch.. depois de ler isso tu já deve imaginar quem escreveu, rç. 8) Mas tá aí a minha opinião.. Só falta uma agora .-.

    ---------------

    Isso eu tinha escrito ano passado, só que não consegui enviar, daí salvei.. acabei de achar lol
    E descobri que sim, o modo de pensar muda quando uma coisa é vivenciada. Aparecem coisas desconhecidas, e tu começa a entender e dar importância pra coisas que antes não tinham valor x) Isso, consequentemente, muda a visão de muitas coisas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário